Curso de Projetos Elétricos

CURSO DE PROJETOS ELÉTRICOS ONLINE

O curso de Projetos Elétricos da Escola Técnica Leiaut foi dividido em 10 aulas.Totalizando 30H/aula. Para receber o certificado você deverá se cadastrar no formulário abaixo e enviar todos os exercícios devidamente respondidos para o e-mail: leiautdicas@hotmail.com

Em caso de dúvidas, basta comentar no final do post ou enviar para o nosso e-mail (leiautdicas@hotmail.com) que em até 24 horas você será respondido.

Para acessar o questionário que deverá ser encaminhado por e-mail, CLIQUE AQUI.

Realize o preenchimento do questionário abaixo com atenção, esses dados estarão presentes no seu certificado.

Acesse o vídeo abaixo e fique por dentro do funcionamento do curso.

O projeto elétrico para ser desenvolvido exige do projetista um bom conhecimento sobre instalações elétricas prediais. Caso você não possua nenhum conhecimento sobre uma instalação elétrica básica, comece o seu estudo por aqui.

1.Aula – Introdução ao Projeto Elétrico

Para iniciarmos o nosso curso de projetos elétricos, precisamos conhecer as principais simbologias que estão inseridas nos projetos como: tomadas, iluminações, interruptores.

Além de conhecer as simbologias será fundamental relembrar como os dispositivos elétricos são ligados. Por exemplo: Para a ligação da tomada teremos os fios: FASE, NEUTRO, TERRA.

Já para a ligação de uma lâmpada, teremos o fio RETORNO saindo do interruptor e o NEUTRO fechando o circuito com a carga.

Obs: Na rede elétrica residencial temos os três principais condutores: Fase, Neutro e Terra. O fio retorno, será um condutor que aparecerá após o seccionamento da fase pelos dispositivos de manobra. Por exemplo, para a ligação de um interruptor, será necessário a ligação de um fio fase na entrada de um interruptor e o fio que sai do mesmo para controlar a carga será denominado retorno. Ou seja, o fio retorno representa a fase seccionada do circuito.

2.Aula – Dimensionamento das TOMADAS e ILUMINAÇÕES

Nesta segunda aula, abordaremos o dimensionamento das Tomadas e Iluminações dentro dos padrões da NBR-5410.

Para o dimensionamento das tomadas será necessário levar em consideração o perímetro do ambiente(m).

Enquanto para o dimensionamento da iluminação será necessário levar em consideração a área do ambiente (m²).

TOMADAS

A norma prevê que para o dimensionamento de tomadas será necessário pegar o perímetro e dividir por 5 para encontrar o nº de tomadas em ambientes enxutos. Enquanto que para ambientes molhados o perímetro deverá ser divido por 3,5.

ILUMINAÇÃO

Para o dimensionamento da iluminação será necessário pegar a área do ambiente e fracionar o seu respectivo valor em segmentos. Por exemplo: Uma área de 20m² será dividida da seguinte forma: 6m²+4m²+4m²+4m²+2m².

Fique bem atento a regra, o valor total será fracionado em segmentos de 4m², porém o primeiro valor a ser reduzido será 6m². Caso ao realizar a segregação das partes,sobre um valor inferior a 4m² ele deverá ser desconsiderado.

Os segmentos que foram fracionados possuirão um respectivo valor de potência elétrica para iluminação, observe o exemplo: 6m² (60VA) +4m² (40VA)+4m² (40VA)+4m² (40VA) +2m²(0). Logo, teremos: 60+40+40+40+0 = 180VA.

3.Aula – Ligação de Lâmpada (Projeto Unifilar)

Realizaremos agora um tudo de caso. Analisaremos os condutores elétricos que estarão sendo ligados a uma lâmpada.

Para que uma lâmpada seja ligada será necessário que o fio fase que vem do quadro de distribuição seja direcionado ao interruptor. Saindo do seu interruptor teremos o fio retorno que será ligado diretamente a sua carga para o controle do seu acionamento e para finalizar teremos o fio neutro fechando o circuito.

Acesse o vídeo abaixo e comece observar os detalhes minuciosos do projeto unifilar.

4.Aula – Ligação de Tomadas + Lâmmpadas (Projeto Unifilar)

Após realizarmos a simples ligação de lâmpadas, incrementaremos o nosso circuito elétrico inserindo tomadas.

Fique bem atento, dentro de uma instalação elétrica será fundamental a separação dos circuitos elétricos através da seguinte lógica:

  1. CIRCUITO DE TOMADAS DE USO GERAL;
  2. CIRCUITO DE ILUMINAÇÃO;
  3. CIRCUITO DE TOMADAS ESPECÍFICAS.

A separação dos circuitos será fundamental para a organização e balanceamento do sistema elétrico, além de facilitar nas futuras manutenções.

Por isso, em cada ambiente você deverá possuir no mínimo dois circuitos independentes para as tomadas e iluminação. O terceiro circuito será necessário quando houver aparelhos com uma potência elevada, que irão requerer uma instalação específica.

5.Aula – Projeto Multifilar

Estudaremos agora um outro tipo de diagrama para projetos, nas aulas anteriores vimos sobre o diagrama unifilar, estudaremos agora sobre o multifilar.

Enquanto o unifilar possui uma linguagem mais técnica e de maior complexidade, o multifilar será mais simples e de fácil compreensão.

O diagrama multifilar terá maior aplicação nos manuais dos dispositivos elétricos, como fotocélulas, sensores e demais dispositivos elétricos.

Devido a sua facilidade de compreensão, ele é o diagrama favorito do eletricista. Porém como estamos trabalhando com projetos elétricos a sua atuação será limitada, visto a sua grande dimensão, nesse quesito, o uifilar se destaca por ser mais conciso e ocupar menos espaços dentro dos projetos.

6.Aula – Quadro de Previsão de Cargas e Disjuntores

Esudaremos agora um conteúdo fundamental dentro dos projetos elétricos, o quadro de previsão de carga.

Através desse quadro será possível visualizar de maneira geral a quantidade de pontos de iluminação, tomadas de uso geral e específicas que estão presentes em seu projeto. O que facilitará bastante no momento de contabilização dos pontos e construção do orçamento do projeto.

Fique atento, o quadro de previsão deverá representar com precisão os dados que estão presentes no seu projeto, para evitar futuras discórdias entre o valor orçado e a execução precisa do projeto.

Obs: Dentro do projeto elétrico as três primeiras tomadas de uso geral da cozinha e a tomada do banheiro terão como potência 600VA. Logo, lembre-se de indicar esses dados dentro do seu projeto e no seu quadro de previsão de cargas.

7.Aula –

Dentro do projeto elétrico é evidente a distinção entre as tomadas de uso geral e as tomadas de uso específico.

8.Aula – Tomadas de Uso Geral x Tomadas de Uso Específico

Dentro do projeto elétrico é evidente a distinção entre as tomadas de uso geral e as tomadas de uso específico.

1.Enquanto a tomada de uso geral estará sendo ligada em um circuito com outras tomadas de uso geral. A tomada de uso específico possuirá um circuito exclusivo, independente de outras tomadas.

2.A tomada de uso geral compartilhará o seu circuito de proteção/manobra com as demais tomadas presentes no circuito. A tomada de uso específico possuirá um circuito de proteção exclusivo, com fiação e disjuntor independente.

3.As tomadas de uso geral podem ser utilizadas para ligar aparelhos eletroeletrônicas em geral, como por exemplo: notebook, carregador de celular, televisão. Enquanto a tomada de uso específico será utilizada única e exclusivamente para alimentar o aparelho em específico, como um ar condicionado, chuveiro elétrico ou cafeteira.

Obs: As tomadas de uso específico não entram no dimensionamento de tomadas por perímetro previsto pela NBR5410. O número de TUEs dentro do projeto dependerá diretamente da demanda do cliente. Exemplo: se o seu cliente desejar 3 chuveiros elétricos em sua casa, caberá a você dimensionar a instalação para os mesmos. A norma não tem como prever a necessidade exclusiva de cada indivíduo.

9.Aula – Desenvolvimento de Projeto Elétrico

Realizaremos agora o desenvolvimento de um projeto elétrico completo, consequentemente os vídeos possuíram uma duração maior do que os vídeos que estão presentes nas aulas anteriores.

Palavra do Autor

Querido aluno, é com grande satisfação que finalizamos o nosso curso. Esperamos que você tenha gostado e que os conhecimentos aqui transferidos sejam de grande proveito na sua vida profissional.

Para finalizar o nosso contato, queria deixar uma mensagem para você, que vai além dos conteúdos abordados em aula.

Quando decidimos produzir cursos online gratuitos, muitas pessoas foram de encontro questionando qual a finalidade em produzir cursos sem cobrar nada. Com certeza, você deve ter se perguntado sobre isso, ao iniciar esse curso.

A resposta não é tão simples, mas tem a ver com a nossa missão como instituição de ensino. A nossa escola está no mercado há mais de 36 anos e isso se dá unicamente pela GRAÇA do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ELE quem nos sustenta e nos guia por essas três gerações.

Se você estiver se perguntando o que isso tem haver com o curso de projetos elétricos, eu te explico agora mesmo.

O Senhor Jesus, foi quem ensinou que é mais importante dar do que receber. E através desse princípio surgiu a ideia de expandir o que já fazemos em nossa escola, para todo o nosso país, trazer um conhecimento de qualidade e gratuito, principalmente para aquelas pessoas que não possuem condição de pagar.

Logo, se você gostou desse curso e deseja agradecer a alguém, é simples. Faça uma pequena oração.

leiautdicas

leiautdicas

O início da atividade educacional ocorreu em 01/04/1980, onde configurou-se as prestações de serviços nas áreas da Educação Profissional, oferecendo cursos de profissionalização e técnicos de nível médio, este último autorizado pela Secretaria de Educação.


Parse error: syntax error, unexpected T_STRING in /home/leiaut/public_html/wp-content/themes/winters/comments.php on line 25